> Histórico

O Laboratório de Celulose e Papel (LCP) é parte do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Inaugurado em 2 de dezembro de 1970, o LCP tem se dedicado ao ensino, à pesquisa e à assessoria técnica na área de celulose e papel. Em 1998, o LCP foi reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia como Núcleo de Excelência, recebendo recursos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência – PRONEX.

Seus profissionais, por meio de atuação direta ou em colaboração com outras entidades locais, estaduais e nacionais, atuam não somente no ensino em nível de graduação, pós-graduação (especialização lato-sensu, mestrado e doutorado) e cursos de curta duração, mas também em pesquisas, no assessoramento técnico-científico e na prestação de serviços para empresas nacionais e internacionais na área de celulose e papel.

Na área de ensino, o LCP oferece disciplinas na graduação e pós-graduação, tendo treinado mais de 60 alunos de mestrado e doutorado nos últimos 35 anos. Além disso, já treinou mais de 270 profissionais no programa de lato-sensu, capacitando-os em conhecimentos técnico-científicos detalhados para melhor operarem a indústria de celulose de maneira sustentável, ambientalmente compatível, com baixo custo de produção, competitiva no mercado internacional e com alta qualidade dos seus produtos.

O LCP, por meio da pesquisa, procura fornecer subsídios às indústrias nacionais para a solução de seus problemas referentes à matéria-prima, processo e controle ambiental. Por meio de prestação de serviços, avaliando processos tecnológicos, matéria-prima, celulose, papel e outros materiais, gera informações que auxiliam as indústrias de celulose e papel e seus fornecedores na tomada de decisões de natureza técnica. Por meio de consultoria e assessoria técnica, atua tanto na condução de programas de pesquisas quanto na resolução de problemas técnicos relativos a empresas do ramo.

O LCP dispõe de facilidades laboratoriais que possibilitam a realização dos principais ensaios e análises de celulose e papel, bem como a produção em escala laboratorial desses produtos. Os principais objetivos do LCP são a formação de profissionais em nível de mestrado e doutorado bem como realização de pesquisas básicas e aplicadas necessárias ao desenvolvimento tecnológico da indústria nacional de celulose e papel.

Os profissionais do LCP possuem ampla experiência na execução de convênios com entidades governamentais e com empresas privadas nacionais e internacionais, mantendo-se associados a outras instituições para troca de informações técnicas e realização de estudos e pesquisas cooperativas.

 

BUSCA NO SITE

Endereço

UFV – Laboratório de Celulose e Papel
Viçosa – MG  |  36570-900
(31) 3899-2717
lcp@ufv.br

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress